domingo, 18 de novembro de 2007

Um Sábado Deslumbrante

Após o delicioso jantar, fomos até Palmela (em Setúbal), onde passamos a noite.

(Nada como uma boa noite de sono pra recarregar as baterias)

No sábado, passeamos pelo Castelo de Palmela (de origem árabe, provavelmente edificado por volta do século IX - Mais info: http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=13983&distritoid=15), onde apreciamos um liiiindo visual e claro, tiramos umas fotinhos.


Depois continuamos nosso passeio pela Serra da Arrábida,


e seguimos em direção à Sesimbra onde fomos ao:

que é um lugar fantástico. Por um lado, parece que estamos no meio do deserto...

E por outro vemos aquele oceano todo ali... na nossa frente...
É uma sensação boa... de liberdade, paz...
E uma sensação sinistra ao mesmo tempo...

E só depois de percorrer a falésia toda que vi a placa... rsrs



Passamos pela praia do Meco e...


voltamos pra casa...

Apesar do vento fresco como eles dizem aqui (que na verdade é um vento gelado pra porra!! rsrsrs), o passeio foi muuuuito agradável. Lugares, como vocês podem ver, um mais lindo que o outro.


Uma linda e quentinha semana pra todos vocês (porque por aqui as coisas vão esfriar... Brrrr)!!

Aniversário Monstro

Dia 16/11 comemoramos o aniversário do nosso querido Monstrinho. Jantamos em um restaurante que tinha um rodízio de peixe... Uma delícia!! Tendo uma saladinha e açorda de acompanhamento... Com um brinde de vinho branco... Hummm... Tudo de bom!!

O cômico dessa história, foi o garçom. Acho que ele devia ganhar algum dinheiro por peixe que colocava em nossos pratos. Porque ele passava, a gente dizia que não queria mais, que estávamos satisfeitos e ele insistia: "Mas esse robalo vocês não podem deixar de provar...", "Ah... mas vocês estão pagando, tem que comer...", "Não vão sair daqui e dizer que não estão satisfeitos..."... Enfim, no final, estávamos nos escondendo dele. Mas ele foi um número à parte... Rsrsrs... Fizemos até um bilhetinho para ele não parar na mesa:

ESTAMOS MUUUITO SATISFEITOS!! (rsrs)

Melhor aquisição até agora

Sabem, estou adorando tudo por aqui. A Europa realmente tem muitos aspectos positivos. Aqui em Lisboa acho que o principal é a segurança. Se não estou enganada, Portugal é o 9º país mais seguro do mundo. Então é engraçado pois, mesmo quando estou nos metros, com aquele povo todo, correndo pra cima e pra baixo, eu não tenho medo. Nem mesmo para fazer o percurso da paragem do eléctrico até em casa à meia noite, em ruas quase que desertas, eu não sinto medo. Claro que fico ligada, mas.. não é aquela sensação que costumamos ter no Brasil. Outra coisa muito giro aqui é o respeito pelas faixas de segurança (conhecidas aqui como passadeiras). É obrigatório o carro parar numa passadeira, mesmo que não tenha semáforo. Porém… aqui também tem os aspectos negativos. E o pior deles são as calçadas!!

São de pedrinhas (tive até que tirar uma foto!! Rsrs) e para andar de salto ou com bota de bico fino é um horror!! O salto fico prendendo no meio dessas pedrinhas e o bico da bota fica todo estragado. Uma vez estava de sapato de saltinho e quase perdi o sapato… uma vez não… diversas vezes quase fiquei sem sapato… foi engraçado… eu andava, o sapato prendia, eu tinha que parar, arrumar… Enfim… uma chatice!!! Foi então que decidi fazer a melhor compra até agora… Aqui tem um monte de lojinhas de chinês que tem tuuuuuuuuuuuudo que vocês possas imaginar: desde bugiganga até roupas, meias, calcinhas, carteiras, bolsas… enfim… tudo. E o melhor, com preços bem baratinhos!! Então eu fui numa dessas lojinhas e comprei uma botinha por apenas 9,00€. E foi a melhor coisa, porque agora continuo andando arrumadinha e com um sapato SEGURO… rsrsrsrs

Também tenho que mencionar sobre o clima. À esta altura o frio já devia estar com tudo, no entanto, todos os dias a temperatura na parte da tarde está em torno dos 23-25ºC. À noite e no início da manhã a temperatura cai um pouco mas... Acho que o problema maior é o vento... que é muitooooo gelado!! Isso aumeta a sensação de frio. Essa semana (11 à 16/11) a temperatura começou a cair bem à noite… Mas… com lindos dias de sol e céu azul, seria pecado fazer qualquer tipo de reclamação.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

1º Feliz mês em Portugal

O aniversário de um mês da minha chegada (09/11/07) foi comemorado em grande estilo. Fomos a um restaurante (barzinho) próximo à casa de Meire, na rua do correio, chamado Lizarran, tipicamente espanhol (porém só tinha brasileiro trabalhando no local) comer as famosas tapas e pimentos verdes (eu que não sou chegada em pimentos, adorei!! É tipo de um pimentão verde pequenininho preparado na chapa com apenas sal grosso). Pequeno detalhe: a Meire e o Lio não me disseram que nós íamos comer. Quiseram fazer surpresa e me disseram que íamos apenas caminhar, então fui super maloqueira (pra variar.. rsrsrs, apesar que aqui tenho andado um pouco mais arrumadinha, afinal estou na Europa!! Rsrsrs). Imaginem, já fiquei achando que eles iam aprontar alguma no restaurante, né?? Depois daquela do pessoal de Benavente, já estava esperta. Mas… nada aconteceu… rsrsrs.

Como se não fosse o suficiente o brinde no barzinho (pequeno detalhe: fizemos um brinde ao aniversário do Robson também), chegando em casa, ainda tinha outra surpresa: bolo (com direito a velinha e tudo), champanhe e até presente eu ganhei!!


E então? Já começaram a sentir saudades? O tempo está voando... 1 mês...

E o pessoal aqui não tá querendo deixar eu ir embora... rsrsrs

1ª Semana de Aula


Dia 05/11/2007 finalmente começaram as minhas aulas. O início foi tranquilo e a 1ª impressão da turma também. Na minha classe tem quase 30 pessoas e apenas dois homens. O nível dos professores é altíssimo, parecem ser pessoas inteligentíssimas e com muita experiência. O director do curso, M. Pedro Queiroz Costa é muito agrádavel e foi muito simpático. Neste primeiro bloco tenho aulas de Normalização e Legislação, Toxicologia Alimentar, Microbiologia de Alimentos e Química dos Alimentos. Pois é… nenhuma das minhas matérias favoritas, mas… Acho que vou aprender muitas coisas interessantes e aplicáveis na minha área.
Já fiz algumas amizades e já até arrumei uma guia rsrs… Uma das “meninas” da sala se prontificou para me “apresentar” alguns pontos turísticos. :)


O único ponto negativo dessa história foi a organização geral da faculdade. Pra já, teve toda aquela confusão do início das aulas que ninguém sabia dizer nada. Depois, teve algumas informações que precisei que também foi difícil de conseguí-las… Enfim… fora esses contratempos e o cansaço, está tudo bem.


Cansaço pois tenho que pegar o metro (linha verde- vou praticamente de uma ponta à outra desta linha) e o eléctrico (E15) para chegar em casa o que demora quase uma hora. Depois de descer na paragem, ainda caminho uns 10min. Como minhas aulas começam às 18h30 e terminam às 23h (pontualmente… não é como a faculdade que a gente chorava e as aulas terminavam antes… aqui não tem molezinha… 23h é 23h não é 22h30 nem 23:30…), chego em casa meia noite, às vezes até um pouco mais.

À partir de semana que vem, vou fazer uma experiência. Vou começar a dormir na Quintinha, pois da faculdade até lá, são aproximadamente 30min. Como acabo nem vendo a Meirinha pois chego tarde e no dia seguinte acordo cedo só pra ir trabalhar, acho que vou ganhar alguns minutos de sono ;)

A 1ª foto da turma.

O 1º à esquerda, o diretor do curso. Ao lado dele o profº de Toxicologia e eu de boné no cantinho direito.



PS: Esqueci de dizer que mato as saudades passando por Santos todos os dias rsrsrs...

(Santos é uma das paragens que o eléctrico passa).

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Em processamento

Queridos!! Sei que estou em dívida com todos! Estou com várias histórias pra publicar, também tenho fotinhos, mas está bem corrido as coisas por aqui. Trabalhei o fds todo, portanto não tive tempo de escrever. Mas fica aqui a promessa de no máááááximo até o fds eu publicar as fotos e novidades, ok?

Passei por aqui rapidamente para vos dar uma satisfação e dizer que estou com saudades de todos!!

Beijinhos cheios de saudades!

domingo, 4 de novembro de 2007

Monsanto


Hoje eu e a Meirinha fomos ao Monsanto que é uma região que tem um parque lindíssimo para fazer boas caminhadas e vários outros tipos de esportes: há trilhas para bikes, pistas de skate, pistas para cross... enfim... um ambiente onde não faltam opções do que fazer. Sem contar o cheiro das plantas e o ar puro que se respira... maravilhoso!


Não tenho nenhuma história engraçada para hoje, mas fica de presente algumas fotinhos da paisagem, para desejar à todos muito alto astral e uma linda semana!





Beijinhos cheios de saudade!!


PS: Os créditos desse presente, ficam para a Meirinha, a autora dessas e da maioria das belíssimas fotos aqui do blog. Até com o celular ela consegue fazer arte!

Fotos

Segue aqui algumas fotinhos. Também atualizei algumas mensagens publicadas anteriormente com imagens. Confiram!

Meirinha no almoço em Benavente



Eu... depois de descobrir a "pegadinha" do almoço



Jantar aqui em casa com a presença da Graça


Versão Fashion da Joy, no chique bairro do Chiado
(minhas recentes aquisições rsrs)



E aqui, com a minha sósia!!!! rsrsrsrs
(duas figuras numa loja chique do chiado - reparem o detalhe das etiquetas nos óculos...)

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Nascer do Sol

Ontem (01/11/07 - feriado de todos os Santos, um feriado que faz-se a mesma coisa do dia dos finados aí... Mas eles "comemoram" o dia dos finados no dia de todos os Santos, 1 dia antes dos finados aí... Será que morreram 1º aqui???), enfim... eu e a Meirinha decidimos fazer um programa diferente. Acordamos às 6h da manhã só pra ver o nascer do Sol... Aí eu estava escovando os dentes, cheia de sono e ela disse: "Vamos logo, o dia já está amanhecendo". Foi muito engraçado, a gente saindo correndo (LITERALMENTE) pelas ruas pra chegar logo no rio pra ver o Sol nascer no horizonte. E a Meire, descendo as escadas da passarela (que temos que atravessar pra chegar na orla do rio Tejo), ainda levou um tombo... A gente riu muuito.... Maior friaca e a gente lá... o Sol ainda nem tinha nascido e a gente conversando e pensando... parecíamos duas loucas correndo pelas ruas... rsrsrs...


Mas, valeu a pena, o nascer do Sol foi liiiiiiiiiindo...


E a Meire me contou uma história, que sempre que ela via algo bonito assim, tipo o nascer do Sol ou o arco-íris, ela sempre desejava aquilo à alguém... Então começamos a desejar o nascer do Sol para nossa família (Vovó, mãezinha, Tatá, Pai, Josinha, Henrique, Heitor, Robson, pro meu Vô e toda a família do meu pai também), pro Lio, Rogério, amigos (Haline, Samara, o pessoal de Benavente, Teresinha, os amigos do Porto e claro, todos os muuuuuitos amigos aí do Brasil).



Foi muito divertido e uma energia inexplicável, fora a beleza do Sol nascendo, da lua, do degradè das cores no céu, da luz do Sol refletindo na água do rio, o vento soprando as águas, os passarinhos cantando (chega né?? Isso é coisa de apaixonada!!).







Enfim... Voltamos, tomamos o pequeno-almoço (café-da-manhã) e fomos na Baixa, o centro da cidade daqui, que lembra muito o pelourinho, ruas estreitas, várias lojinhas, construções antigas... Foi bem legal. Andamos no eléctrico 28 (famoso por passar em ruas típicas e vários pontos turísticos), tomamos a famosa e tradicional ginjinha (uma bebida feita à base de ginja, uma fruta que acho que é típica de Portugal. Só não comemos as famosas castanhas assadas, que vende aqui como se vende amendoim torrado na praia). Mas depois de um tempo caminhando, a Meire começou a sentir o pé doendo e voltamos pra casa. Quando chegamos aqui ela mal conseguia andar e estava com muita dor. Aí fomos ao hospital (dirigi pela 2ª vez :)) e tomamos a maior canseira lá. Ficamos quase 4h esperando pra ela ser atendida. A boa notícia é que foi apenas uma luxação e que ela está bem, mas com o pé imobilizado e tem que ficar com ele para cima, ou seja, de pernas pro ar...


Tarefa difícil essa!!! Mas... como podem ver, ela está bem... Só vai precisar ficar de castigo uns diazinhos...

Essa foi nossa aventura do feriado de "Todos os Santos"... que realmente no final estava precisando da ajudinha deles!! Rsrsrs