quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aventura na Hungria!

Minha aventura começou 2 dias antes da viagem, quando torci meu tornozelo!

Estava saindo da van da Quintinha, pisei num desnível e ganhei essa bola aí no pé. Bem, fui pro hospital onde fiquei por mais de 3 horas pra tirar uma radiografia e pra médica me dar uma meia elástica. Nem olhar meu pé a fulana olhou. No dia seguinte a Meire arrumou uma consulta com um ortopedista que olhou e imobilizou meu pé, mas não me passou nenhum cuidado muito específico... Enfim... Lá fui eu pra Espanha, com a minha muletinha...

Sai de Lisboa com o Soeiro e com o Alex no dia 13/02, chegamos em Madrid umas 16h. Deixamos as malas no aeroporto e fomos para o centro da cidade. Fomos até a estação de metro "Sol", onde há várias ruas com lojinhas e coisa e tal.

Jantamos por lá (Alex e Soreiro abaixo no restaurante) e fomos caminhar pelas ruas de Madrid. Chegamos um pouco tarde, pois do aeroporto até o centro é mais ou menos uma hora, então até jantar... Quando saimos do restaurante as lojinhas já estavam fechando então ficamos andando (ou melhor, eles andando e eu mancando rsrs)...

A manca e o cego... rsrs

Enfim... andamos, andamos e andamos.... Fomos até o café madrid, tomamos uma "caña" (chopp ou imperial rsrs) e voltamos para o aeroporto, pois já era de madrugada e não tínhamos mais o que fazer... Sem contar que meu pé já estava mais que cansado.

Então voltamos para o aeroporto onde tínhamos que esperar até às 8h da manhã para voar para Budapeste. Eu estava cansadíssima e apaguei por algumas horas, como podem ver na foto abaixo... Estou aí em algum lugar com as bagagens... rsrs
Chegamos em Budapeste por volta do meio dia e foi lá que a aventura realmente começou, pois fora do aeroporto quase ninguém fala inglês e não se entende nada do que está escrito nas placas... Tínhamos que ir até a estação de trem, que foi fácil, pois pegamos uma van até lá. Depois tínhamos que pegar um trem até Kishmarós e então supostamente deveríamos seguir os passageiros até a paragem de ônibus e então descer perto do local onde íamos ficar.

Esperando o trem para Kishmarós.

Aquilo foi uma confusão pq nos disseram que tínhamos que pegar o trem na plataforma um. Acontece que a hora do nosso trem sair estava chegando e nada do trem aparecer. Então o Soeiro e o Alex foram tentar descobrir o que estava acontecendo, mas ninguém falava ingles!! Então eles descobriram que o trem ia sair de uma outra plataforma, mas iríamos ter que esperar uma hora.
Subimos no trem e ficamos esperando lá dentro... Entretando depois de um tempinho todo mundo começou a correr, descer do trem e a gente sem entender nada... rsrsr... Descobrimos que iria sair um trem antes, assim nao teríamos que esperar tanto tempo. Saímos correndo, com as bagagens e imaginem... eu com meu pé ruim... enfim... Finalmente entramos no trem!

Mas... ainda não estávamos salvos... Pois ainda tínhamos um problema... Achar a tal estação de Kishmarós. Perguntávamos pra quase todo mundo, mas niinguém falava ingles... E nós só perguntávamos: "Kishmarós? Kishmarós?" Rsrsrs... Bom... mas finalmente encontramos, descemos no local certo, seguimos os nativos até a paragem de ônibus e descobrimos que ainda faltava umas 2h pro ônibus passar. Tava a maior friaca e graças à Deus encontramos um PUB quentinho, onde ficamos lá dentro esperando o ônibus chegar.

Quando o ônibus chegou, mais uma sorte! Encontramos uma menina da Hungria que também estava indo para o treinamento! Ufa!! Pelo menos ela se comunicou com o motorista e descobriu que era o ônibus certo e tb onde deveríamos descer. O motorista ficou com pena de me ver com as muletas e nos deixou na porta da casa! Sorte tb, pq já estava começando a ficar escuro!!
No dia seguinte, o curso começou. Essa era a nossa casinha e

e essa era a rua (com nossa casinha no final) que tínhamos que andar pra chegar num hotel, onde tínhamos todas as refeições.


Conheci pessoas da Espanha, Hungria, Rep. Checa e Romenia. O pessoal nota 10... inesquecíveis! As treinadoras tb eram muito gente boa.
Mas... MUUUUUITO FRIOO!! Olha o rio todo congelado!!! Chegou a fazer -15ºC!!!
Até vi nevar... foi muito engraçado... eu sempre voltava do hotel correndo pra entrar na casa quentinha. Mas nesse dia o pessoal começou a falar: "it´s snowing"... Eu e o Alex saimos correndo pra ver a neve... parecíamos 2 crianças...

Fizemos várias atividades e no domingo 17/02 (aniversário do Heitorzinho que eu não esqueci!!!!) saímos para uma expedição. Deveríamos encontrar 7 "check points" e um local para dormir.

Soeiro fazendo um tratamento de choque antes da expedição... Aquilo não tava nada bem, mas... Não ia desistir... Os meninos foram muito legais em dividir minha bagagem e deixar apenas coisas leves para eu levar.

Então saímos às 9h para nossa "expedição" nas montanhas da Hungria. Estava muito frio. Eu estava com 2 calças, meias, botas de neve, uma camiseta, uma blusa de gola alta, um casaco mais fino, outro casacão por cima, mas o cachecol, 2 luvas grossas, o gorro e o capuz. Isso que estavamos andando, mas quando começava a esquentar a única coisa que conseguia tirar era o gorro e o capuz. Teve uma hora que até cheguei a tirar o casacão vermelho, mas acho que só fiquei 10 min. sem ele.


Bom... a aventura (mais uma!) começou e nós caminhamos... caminhamos... nos perdemos milhares de vezes... subimos e descemos montanhas... Até que finalmente umas 14h encontramos nosso 1º check point (depois de 5h andando quase sem parar) e paramos para almoçar.


Tava MUUUUITO frio... Naquele ponto, estava -7ºC... Eu tinha aquela roupa toda e estava congelando... Como estava muuuuito frio e nós ainda não estávamos nem 1/3 do caminho pro local onde iríamos passar a noite, decidimos recuar pois em umas 3h iria ficar noite e passar a noite na montanha não seria nada fácil por causa do frio.

Algumas pessoas ficaram chateadas de voltar, mas foi a decisão mais sensata. Poderíamos morrer com aquele frio e no dia seguinte ficamos sabendo que 2 pessoas morreram congeladas na montanha naquela noite, relativamente perto das montanhas onde estávamos... Sinistro!!

Finalmente após mais 5h de caminhada e mais de 20km, chegamos em casa! Ufa!!


Naquela noite estava todo mundo muito cansado. Eu com meu tornozelo doendo e com a perna esquerda muito cansada de tanto forçar para não pesar muito no pé direito (o machucado), a galera cheia de bolhas no pé.... Enfim... todo mundo "podre". Não planejamos nada pro dia seguinte. O pessoal estava um pouco frustrado de só ter alcançado um dos check points, mas acho que aliviados por ter chego em casa. No dia seguinte achei que ninguém ia querer voltar pra trilha. Então tomamos o pequeno almoço, nos reunimos e em 5 min tava todo mundo se arrumando pra sair. Voltamos pra trilha, dessa vez com menos peso, pois não teríamos que passar a noite em lugar nenhum e com o pessoal um pouco mais descontraído também.

Mas acho que esse dia estava mais frio... Várias partes da trilha estavam congeladas...

Encontramos um ponto cheio de neve e eu pareca uma criança... nunca tinha visto tanta neve junta!! rsrsrs

Até achamos um ponto onde escorregamos de bunda no gelo... Foi muito divertido!! Naquele momento nem sentia frio!! Rsrsrs

Pra rir um pouco:

http://uk.youtube.com/watch?v=PTOvb4gN3xE


Mas no 2º dia tivemos sorte. Um dos check points era perto de uma estação de ski, onde havia uma lanchonete quentinha, com chá quente e muitas outras coisas, onde paramos pra almoçar.

Passamos por mais uns 2 check points, até que começou a ficar escuro e decidimos voltar pra casa...


Chegando em casa após 40km em 2 dias, tomamos banho quentinho e nos reunimos pra um vinhozinho merecido.

Abaixo, no hotel onde fazíamos as refeições...

E na hora da siesta... Íamos quase todo dia num "BÜFE", onde comprávamos um vinhozinho quente e ficávamos ali na mesinha... conversando, contando piadas, rindo e "debriefing"... rsrsr

Nossa sala de aula...

Se preparando para a "Jacob´s ladder"...

E fotos de algumas das atividades...


Depois dessa atividade, ficou confirmado que eu não tenho NENHUM senso de direção!! Rsrs

Pensativa... E claro... sempre após das atividades... o famoso "debriefing"... rsrsrs

O quarto dos "boys" e algumas vezes, ponto de encontro...

Além das atividades que na maioria das vezes envolvia confiança, trabalho em equipe, motivação, etc, tivemos que preparar um projeto que consistia em fazer uma atividade de 1h com as crianças de uma escola perto de onde estávamos. Dois dias antes da atividade fomos até a escola divulgar nosso projeto...

E um dia antes fomos fazer mais divulgação. Fiquei amarrada por mais de 1h, distribuindo os "flyers" pras crianças... Foi muito divertido!

Então... sábado foi o grande dia... Fomos até a escola onde nos encontramos com quase 50 crianças e fizemos várias atividades... Eles adoraram!



E à noite, fizemos uma fogueira para comemorar... Com direito a batatas assadas, vinho e até a famosa Palinka (uma pinga Hungara)!


Mas... no dia seguinte ainda teve trabalho... apesar de não parecer, ainda estávamos fazendo o "debriefing"... rsrs... Finalmente o dia estava um pouco mais agradável (17ºC... já estou me acostumando com o frio!! rsrs) e decídimos aproveitar o sol e trabalhar do lado de fora.

Bem... algumas pessoas tiveram que ir embora no domingo e foi aquela choradeira de despedidas... Mas ainda contávamos com alguns sobreviventes (alguns da Hungria) e decidimos fazer turismo por Budapeste.

Budapeste (Budapest, em húngaro) é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Européia. Localiza-se nas margens do Danúbio e tem cerca de 1,7 milhão de habitantes (com cerca de 2,4 milhões na região metropolitana). Budapeste foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda. (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Budapeste)



Passamos pelo Bastião dos Pescadores,

Parlamento, Museu de Belas Artes,

Praça dos Heróis,

E claro... caminhamos, caminhamos, caminhamos!!

Como é possível se localizar com essas placas??

Enfim... fomos para o aeroporto, pegamos o avião às 19h, chegamos em Madrid mais de 23h e nosso voô para Lisboa era só no dia seguinte às 13h. Entretanto, como disse antes, demorávamos 1h para chegar no centro da cidade. Como era segunda-feira e estávamos muuuito cansados, não valia a pena ir para o centro da cidade... Portanto nos "quedamos en el aeropuerto". Parecíamos o Tom Hanks no filme "O terminal".. rsrs.. "I´m from Krakóvia!!" Rsrsrs....

Montamos acampamento e esperamos pelo nosso voô...
Enfim... quase em casa!!!

Ufaaa!! Foram 12, porém intensos dias... Aprendi muitas coisas, mas com certeza o que mais valeu a pena foi a convivência (Big Brother) com pessoas tão diferentes e tão especias que irão ficar na minha mente para sempre!

7 comentários:

Anónimo disse...

Aí Mané! beijinho bom! essa miuda e seu pé foram a inspiração de todo o grupo! valeu filé!
Alex

Irina Mate disse...

I love your blog. I don't undrstand quite everything but I like the way you are writing and the fact that you've put lots of pictures that makes it be "alive"! Miss you Joy(ce)...;)

Unknown disse...

Oiii Joycinhaaaaa
QUE SAUDADESSS...
E seu pezinho como esta??? Espero que esteja melhor....

Beijinhossss
Josie
Amo voce :)

***Joyce S. D. Cruz*** disse...

Maninha... recebi teu recadinho sim! Tá aquiii!! rsrsr
O pé ta melhor... Ainda pouquinho inchado e eu sinto pouquinho de dor... Mas... semana que vem já estará 100%. Obrigada oela preucupação! Te amo!

Unknown disse...

Olá Joyce meu anjo.
Que curso bacana, deve ter se divertido muito, agora, quanto a ficar andando mancando rsrsrs sei muito bem como é rsrsr pé inchado faz parte de minha natureza tb rsrsrs
Beijos, e cuidado com o pézinho meu anjo.
Paulo Lima

Cazanca disse...

Oiiiiiii!!!

Uma aventura que por si só já seria uma grande aventura. Acrescenta-se a isso uma "manquinha" e muitos "maluquinhos" essa aventura tornou-se realmente genial.
Parabéns ao grupo e em especial à você, minha linda.
Tua maezinha

Unknown disse...

MEU DEUS DO CÉU....MAIS NEM COM O PÉ INCHADO E ROXO VC SOSSEGA MULHER!
QUE LINDA AVENTURA...
ISSO MESMO JOYCINHA, VIVAAAAA, VIVAAAAA MUITO...
QUANDO VAI VOLTAR HEIN??
BEIJOCASSSSSSSSSS