Um dia inteiro viajando (Praga-Viena-Split-Hvar) valeu a pena. Primeiro, a viagem de trem foi a mais bela até agora. Casinhas no meio das montanhas e vales e um pôr-do-sol (mesmo com o tempo nublado) marcaram a paisagem durante a viagem.
Cheguei em Split após quase 22h de viagem sem saber do meu destino. Consegui seguir o meu plano, que era ir pra Hvar. Dei uma volta pelo centrinho de Split enquanto esperava pelo barco.
O tempo estava nublado e eu nem podia acreditar que mais uma vez eu ia chegar na praia com o tempo mal. Mas... como minha mãe (pé frio) não estava junto (rsrs- brincadeirinha mãezinha!!), cheguei em Hvar com sol e temperatura AGRADABILÍSSIMA!! Fiquei tããããão feliz! Parecia Brasil!
No local do desembarque havia várias pessoas oferecendo acomodação. Arrumei facilmente um quartinho (simples, mas jeitosinho) a menos de 5 min. do centro. Deixei minhas coisas lá, coloquei o biquini e fui atrás da praia.
"Falar da Ilha de Hvar é falar da mais vasta das ilhas do Mar Adriático. Clima suave, muito sol e luz, são ingredientes que fazem da Ilha de Hvar e da cidade com o mesmo nome destinos importantes e desenvolvidos da costa croata. Para além das suas praias, oferece ao visitante vastos bosques e zonas naturais protegidas que aumentam a beleza do ambiente da ilha." (www.costasur.com)
Apesar de que eram quase 16h, consegui aproveitar boas 2h de praia. Havia algumas nuvens no céu, por isso não fiquei mais tempo, pois aqui só começa ficar noite quase 22h.
Presente dos presentes, era noite de lua cheia e eu fui até o centrinho, sentei num banquinho e fiquei apreciando a linda paisagem da lua cheia iluminando o mar, cheio de luzes dos barcos. Simplesmente de cortar a respiração.
Mas, de cortar meeesmo a respiração, foi o mergulho nas águas cristalinas do mar Adriático.
No dia seguinte fui até uma ilha chamada Pakleni. A ilha é quase deserta e o visual é deslumbrante. Apesar de não ter praia com areia branquinha, achei um lugar nas pedras onde não havia ninguém, dei esse mergulho INDESCRITÍVEL (temp. da água também agradabilíssima- em torno de 22ºC) e fiquei lá, como lagarto, aproveitando o sol, o visual e o dia maravilhoso. Depois de tanto turismo em locais lotados de gente, finalmente consegui aproveitar o dia sozinha, só com o barulho das águas... Ai ai... isso sim que é férias!
Mas, a estadia na Croáia não ficou por aí. No outro dia, peguei um ônibus para Jelsa, um vilarejo ainda na ilha de Hvar. Para quem quer tranquilidade, Jelsa é o lugar. Há caminhos para fazer a pé ou de bike, beirando o mar e com o constante visual majestoso. Mais uma vez, arrumei um cantinho sem ninguém nas pedras e lá fiquei, aproveitando o dia.
Voltei para Hvar e às 16h peguei o barco para Vela Luka, um vilarejo na ilha de Korkula. De princípio, o vilarejo não me impressionou e eu acho que gostei mais de Hvar. Mas, Vela Luka tem seu encanto pela simplicidade. Parece uma cidadezinha do interior, com várias plantações e casinhas simples. Também cheguei lá sem lugar pra ficar e, felizmente, logo arrumei um quartinho perto do centro por menos de 20€.
O dia seguinte amanheceu lindoooo! Sol, céu azul sem nuvens, temperatura em torno dos 28ºC... Perfect! Aluguei uma scooter e fui explorar Korkula. Como não há muitas estradas, peguei um mapinha simples da ilha no centro de informações e lá fui eu me aventurar. Passei por lugares liiindíssimos, maior visual! Passei por uma praia chamada Pupnatska Luka, mas o acesso era por uma estrada de terra/pedra meio íngrime e eu fiquei com medo de arriscar. Continuei meu rolé, passei por Korkula e cheguei até a outra ponta da ilha, em Lumbarda, onde me falaram que havia 2 praias com areia. Duas decepções: 1º Korkula: eu estava passando por tantos lugares quase desertos, estradas, visuais, que quando cheguei em Korkula e vi tanta gente, tava como bicho-do-mato, queria ficar longe da civilização. A cidade até é simpática, mas o que eu queria mesmo era uma praia deserta!! A 2ª decepção foi a praia de areia: muito feinha. A cor da água é sem palavras, mas a areia é escura, parece meio suja... Enfim, não me agradou. Nesse mesmo vilarejo (Lumbarda), havia uma outra praia super bonita, mas com muita gente pro meu gosto (na verdade, não tinha muita gente, mas como a praia é pequena, 30 pessoas já é demais).
Então continuei dirigindo e já estava ficando cansada. Já havia quase 4h que eu estava pra lá e pra cá e não tinha encontrado um cantinho sussegado. Aí lembrei da prainha maravilhosa que eu tinha ficado com medo de ir e voltei pra lá pra encarar a estrada de terra/pedra. Primeiro parei a motinho e pensei em ir a pé. Mas estava num lugar muito alto e parecia-me muito longe. Respirei fundo e fui embora (o problema nem era tanto a ida, mas sim a volta), mas fui na mesma. E toda tensão e esforço valeram a pena. Depois de uns 15 min nessa estradinha sinistra, a recompensa apareceu. Uma praia de pedras, mas paradisíaca. Acho que nem as fotos vão conseguir transmitir a beleza do lugar. Dei um mergulho delicioso e fiquei lá o resto do dia aproveitando a praia e sol.
Minha estadia na Croácia foi meio anti-social. Sei lá, acho que estava cansada de tanto comunicar-me, apesar de adorar isso, tirei mesmo o tempo para aproveitar a minha própria companhia, meditar, pensar na vida, curtir o visual, trocar energia com a natureza e agradecer a Deus por tantas coisas maravilhosas que tenho recebido em minha vida. Pensei muito em todas as pessoas que eu amo e tentei enviar muuuuita energia positiva. Espero que tenham sentido essa vibe!
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
I love you blog, your photos and your joy! I ll have this trip next summer also;) I don t imagine that something could me much besutiful than travelling to discover the world;)
Miss you Joyce;)
Joyce meu anjo, Croacia é muito lindo, nossa não imaginava que seria tão agradável dessa forma, as suas fotos dessa vez superarm em muito, mais acho que as paisagens ajudaram um pouco também rsrsrs Gostei do largato extendido na praia rsrsrs
Beijos
Paulo Lima
Acabou a viagem?????? não teve mais nada????? Cadê o resto??? Pô essa conversinha que não esta com tempo não esta colando mais heim !!!! rsrsrsrs
Bom, aproiveitando que esta já nos últimos dias no velho continemte, queria que soubesse que adorei o seu carinho de compartilhar esse pedacinho de sua vida conosco, bem como dizer que fiquei muito feliz e honrado em deixar aqui alguns comentários sobre essa sua viagem.
Aqui, tive o prazer de conhecer Meirinha (Figura fantástica), Monstro (rsrsrsrs entendi), seus pais do qual me divertir muito, o tal do nogócio so surf rsrsrs alguns amigos de comentários e outros de aventuras rsrsrs enfim, era quase se eu estivesse por ai so que aqui rsrsrs.
Encerro então meus comentários no blog com a mesma satisfação que escrevi pelo primeiro dia rsrs
Beijos Joyce e até breve.
Paulo Lima
Mas olha...
Sempre muito simpática e linda como sempre!!!
Fico muito feliz por você estar num lugar tão bonito, é uma experiência que não tem preço!
Estou com muita saudade do seu alto astral e de sua alegria.
Pena que não consigo abrir o blog no trampo...
Fica com Deus e aproveita cada segundo da viagem.
super beijo.
Claudio
hey.... não para não!
beijinho bom para ti Filé!
Oi Joyce... Saiba que a criação do meu blog surgiu depois que li o seu, através da indicação da Márcia.. Pelo visto sua viagem foi demais... Bjs e acompanhe sempre o blog, pois sempre dou uma passadinha no seu!
Enviar um comentário